Certificação ECO CABLE para as famílias de cabos que cumpram positivamente os padrões estabelecidos nos 6 critérios de avaliação.
Autoexigência nos 6 critérios de avaliação
1. Cálculo da pegada de carbono e das emissões de gases com efeito de estufa durante o fabrico
Cálculo do impacto da pegada de carbono, o total de emissões de gases com efeito de estufa geradas durante todo o ciclo de produção dos cabos.
2. Ausência de componentes perigosos para as pessoas e o meio ambiente
Avaliação da ausência nos cabos de substâncias que sejam cancerígenas, mutagénicas, tóxicas para a reprodução ou perigosas para o meio ambiente.
3. Reciclabilidade e circularidade dos componentes dos cabos
Avaliação dos materiais que compõem os cabos, desde o ponto de vista do seu potencial de reciclabilidade e sua posterior reutilização, excluindo da avaliação os metais, pois são totalmente recicláveis.
4. Utilização de materiais reciclados como matéria-prima
Avaliação da utilização de materiais provenientes de reciclagem como matéria-prima, sejam estes adquiridos a fornecedores externos ou gerados pelo Prysmian Group no seu próprio ciclo de reciclagem e reutilização.
5. Benefícios para o meio ambiente
Avaliação de produtos para serem considerados “baixos em carbono” (incluindo os cabos utilizados para fontes de energia verde).
6. Eficiência da transmissão de energia
Avaliação da eficiência (rendimento) da transmissão de energia dos cabos e a sua contribuição para a sustentabilidade. A eficiência dos cabos está relacionada com as perdas durante a sua vida útil.